Início seta Pescarias seta Mergulho com o Pirarucu
Início   Contato 
Mergulho com o Pirarucu PDF Imprimir E-mail

      Que experiência fantástica! Dessa vez não pesquei, mas nadei com alguns troféus! Isso mesmo!  Nadei com tambaquis, piracanjubas e pirarucus, além de outras espécies.  É comum entre os pescadores surgirem dúvidas a respeito dos hábitos dos peixes.  Algumas são facilmente respondidas quer seja através de estudos realizados por biólogos ou mesmo pela experiência acumulada entre os pescadores passada de geração em geração. Mas, como sempre, prefiro conferir eu mesmo as coisas que me contam! 

      O local escolhido não poderia ser mais agradável: Pousada do Rio Quente, em Goiás.  Um lugar apaixonante, único no mundo!  Em nenhum outro local são encontradas tantas fontes de água quente! A quantidade de água minando ininterruptamente da terra é tamanha que forma um rio, o Rio Quente.
      Dentre as várias atrações do Resort, uma merece destaque especial para quem se interessa por pesca e preservação ambiental: o Rio Quente Mergulho.  É uma empresa que organiza mergulhos subaquáticos em um lago enorme dentro do complexo em várias modalidades.
      Aproveitei as férias de Dezembro e, juntamente com meus pais e primos, passamos uns dias por lá curtindo o local.  No meu caso, fui a trabalho! Tinha um objetivo claro em mente: mergulhar, fotografar e filmar aqueles peixes!
      Dos três dias que ficamos hospedados lá mergulhei todos! Meus primos Ronaldo e Daniele, mergulharam apenas no primeiro. 
      A equipe do Rio Quente Mergulhos é muito bem preparada e atenciosa com os clientes.  Mergulhos apenas acompanhados com guias especializados.  Também ministram o curso completo de modo que o interessado sai de lá já com o brevê, apto a realizar mergulhos autônomos.
      É tão bem monitorado e acompanhado o mergulho que, Ronaldo, mesmo sem saber nadar, pôde mergulhar com cilindro!
      As águas são cristalinas num tom azulado hipnotizante!  É possível ver os peixes a muitos metros de distância. O sol refletindo no fundo do lago é uma imagem espetacular! Soma-se a tudo isso a temperatura aconchegante das águas termais. É algo tão sedutor que exagerei na quantidade de mergulhos! Acabei tendo uma inflamação nos ouvidos por puro descuido! Na próxima vez, tentarei me seguar e mergulharei menos, além de usar um protetor de ouvidos!
     
      DICA: a medida que o mergulhador desce, a pressão sobre os ouvidos aumenta e pode ser preciso equaliza-la apertando o nariz e forçando a passagem de ar por ele.
     
      Após assistirmos a um vídeo e ouvirmos as instruções da equipe, vestimos o equipamento e fomos para a água.   Não há a necessidade de se mergulhar de roupa, no entanto, como é um hábito meu, preferi manter-me vestido por questão de segurança. Eventualmente, quando pescamos, é preciso sair do barco e se molhar por algum motivo: peixes, garranchos, barco atolado... Por esse motivo já virou hábito usar roupas de secagem rápida, como da BY AVENTURA, por exemplo.
      Que imagens fantásticas! Logo no deck, antes mesmo de mergulhar, tambaquis enormes, piaus e piracanjubas rodeiam os mergulhadores esperando por alguma comida. Os peixes não se incomodam nem um pouco com a presença humana.
      Confesso que pretendia filmar o ataque dos peixes à uma isca artificial, obviamente sem garatéias nem anzóis, para registrar e conhecer melhor a dinâmica do ataque.  Desisti da idéia quando observei a harmonia do lugar. Tal filmagem, mesmo sem qualquer risco à integridade física dos animais, poderia estressa-los, o que prejudicaria em muito os demais visitantes a as imagens. 
      Após alguns minutos de mergulho admirando a beleza do lugar, apareceram os pirarucus! Alguns de tamanho médio e um enorme com quase dois metros. Para mim foi um momento especial: nadar com este ícone dos rios brasileiros.  É um peixe conhecido no mundo todo!  Um símbolo dos gigantes que habitam nossas águas!
      O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe tão especial que possui uma família exclusiva para ele dentro da biologia.  Alguns pensam que o Aruanã seja seu parente mas isso já foi rescrito nos livros.  O pirarucu é único em suas características!
     
      O Brasil é referência mundial em peixes grandes e, cabe a nós, pescadores, conhecer mais as nossas estrelas e nos envolvermos diretamente na preservação deles!
      Nos três dias que mergulhei, encontrei o enorme pirarucu.  Já estávamos quase amigos no final! Houve um momento, durante a gravação de um vídeo para o site www.pescabruta.com.br , onde o pirarucu nadou diretamente em minha direção até tocar na mascara! Será que queria me dar um beijo? Espero que seja uma fêmea!
      Não é permitido a qualquer um tocar nos peixes, no entanto, como conhecem o meu trabalho, e como já estávamos bem íntimos, abriram uma exceção e permitiram com que eu nadasse livremente com o peixe!  Simplesmente fantástico!  E o mais legal, tudo registrado em vídeo! Assim, todos podem compartilhar um pouquinho a minha emoção!
      Foi ma parceria muito bem sucedida que rendeu imagens inigualáveis!  Os leitores da Revista Pescador têm o privilégio de conferir algumas fotos. Os registros completos e o vídeo estão disponíveis no site www.pescabruta.com.br
      Espero poder retornar ao Rio Quente e repetir a dose!  Também espero poder aplicar o que aprendi lá em outros rios e lagos para conhecer mais sobre os astros da pesca-esportiva e registrar imagens igualmente facinantes!
     
      A experiência de nadar com os pirarucus é tão ou mais prazerosa que a de captura-los.  O Prazer de ver que o animal está bem, completamente livre no seu habitat e com saúde não tem preço! Nosso papel como pescadores conscientes é, além de conhecer, fiscalizar! Nós somos responsáveis por cuidar de nossa maior riqueza: a Criação de Deus!
     
     
      Agradecimentos:
     
RIO QUENTE MERGULHO
64 – 3512-8499

BY AVENTURA 
www.by.com.br
tel 11 4413-3722

Mazzaferro
62- 3285-6510 e 62- 8117-8549
www.mazzaferro.com.br

 
Próximo >
EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortuguêsRussianSpanishHebrew